Para que serve o dinheiro pago no pedágio? Entenda!

Já se perguntou o que acontece com o valor que deixamos em um pedágio? O pedágio é o direito de passagem por um local restituído por uma taxa. Mas quem é responsável por cobrar esse valor e onde ele é aplicado? Se você não sabe para que serve o dinheiro pago no pedágio, continue lendo e entenda!

O pedágio é uma iniciativa de responsabilidade do Governo Federal ou de concessionárias de estradas devidamente licenciadas. Para entender a taxa cobrado por este serviço, diferente do pagamento do IPVA, você deve manter em mente a manutenção das estradas. É obrigação do governo fornecer alguns serviços para nós, mas a manutenção das pistas não é levada como uma prioridade, então o órgão público responsável passa a responsabilidade para a iniciativa privado.

Privatização

A privatização dá-se por essa responsabilidade que o Governo direciona ao poder privado, regendo por meio de contrato a obrigação de manter essas vias em estado regular e com serviços básicos atendidos. E as concessionárias de estradas podem sim cobrar valores lucrativos para cumprir os serviços, pois assim eles são financiados.

O valor do pedágio

O valor do pedágio é definido através do cálculo da tarifa quilométrica básica. Esse cálculo irá determinar quanto a concessionária pode cobrar por quilometro administrado. Saiba também que essas taxas podem variar de ano para ano e de estado para estado.

A tarifa de cobrança é dividida entre: taxa para veículos de passeio e taxa para veículos comerciais. No caso dos veículos de passeio a taxa será sempre fixa, mas para a segunda categoria o valor é multiplicado pelo número de eixos do automóvel.

O valor cobrado para quem possui uma moto também varia de acordo com a região. Algumas vezes os motoristas estão livres de taxas e outras é solicitado que ele pague metade do valor. Veículos como viatura da polícia ou ambulâncias também são isentos.

Direitos de quem paga pedágio

Muita gente não sabe que o fato de pagarmos pedágio faz com que a concessionária fique responsável por prestar alguns serviços, como por exemplo: primeiro socorros se forem solicitados na quilometragem das estradas,  guinchos, retirada de pessoas envolvidas em acidentes e animais na estrada.

A instituição privada têm que disponibilizar telefones no perímetro da estrada no caso de algum pedagiado precisar fazer uma ligação de emergência.

Agora que você está ciente que os valores cobrados são direcionados para a manutenção das estradas pedagiadas e até melhorias no perímetro, fique atento para confirmar a situação regular dessas regiões. O pedágio é uma taxa obrigatória, mas em contrapartida, também oferece algumas regalias.